TRANSFORME PROBLEMAS EM DESAFIOS

Tempo de leitura: 3 minutos

     Existe uma ilusão social que os melhores momentos são aqueles nos quais estamos relaxados e passivos.    O modelo mental é que qualidade de vida é ter mais bem estar, lazer, prazeres físicos, uma casa bonita, um carro potente, uma vida confortável, energia e mais dinheiro.

       Mihaly Csikszentimihalyi – psicólogo húngaro, PhD, pesquisou durante duas décadas os estados de “Optimal Experience” isto é, experiência máxima do ser humano.     Mihaly que veio da aristocracia,  um príncipe, tinha um interesse em  saber como as pessoas fazem para ter momentos de experiência máxima.   Quais são os  momentos onde se tem realmente qualidade  de vida, onde a vida tem mais valor? Quais momentos em que o ser humano  consegue ter estes estados de êxtase?  Será que estados de celebração acontecem somente em momentos de meditação espiritual?

DESAFIO

       E Milahy descobriu que os momentos mais significativos  são momentos em que se consegue superar alguma adversidade. Assim desfaz-se a ilusão das pessoas de achar que é preciso ter mais momentos de descanso e de que se  tiver mais momentos de descanso a vida é melhor.

       O foco principal para quem quer qualidade de vida, não é  evitar experiências de stress, mas  aumentar a qualidade de cada experiência.  É saber como ter um estado de presença completa na qual se está totalmente focado no momento presente em total concentração.  A pessoa fica tão centrada na atividade que se torna a atividade, isto é se confunde com o que está fazendo.   A satisfação é fruto de se sentir capaz de realizar algo na qual tem total domínio na realização.   Estudos comprovam que qualidade de vida está mais ligada a satisfação   do que ao poder aquisitivo ou momentos de lazer. Quando o nível de satisfação é grande, quando chega um problema, ele vira desafio, dádiva, presente, porque é um convite a gerar mais auto superação.

     Qualidade de vida é a  qualidade de estar presente na experiência isto é em um estado agradável de “flow” , fluição, de  fluir  de tal forma que se perde a noção de tempo e espaço.    No estado de “flow”, a pessoa fica plena e totalmente envolvida com a experiência, e o nível de concentração é tão alto que o  que está acontecendo a nossa volta, não interessa …é aquele conceito budista de ser um com o todo…de ser um com a experiência.

     flow

       Estes eventos ou estados de ”flow“ ocorrem não apenas quando as condições externas são favoráveis mas também em condições adversas como um desafio no trabalho e uma situação de risco de vida.  Desta forma as pessoas se dão conta de que os  momentos da vida mais memoráveis e inesquecíveis não foram os de descanso e conforto mas, invariavelmente foram aqueles quando conseguiram  fechar uma negociação difícil, vencer um vício, conquistar um troféu, alcançar uma promoção,  atravessar um desafio, dominar um medo, alcançar uma meta no trabalho ou qualquer situação de auto superação.

     Momentos de alto esforço e até de sacrifício, estes sim são momentos memoráveis – momentos de bons combates! Situações em que transformamos o problema em um objetivo, e o corpo e mente estão completamente empenhados num esforço voluntário para realizar algo que vale a pena. Uma experiência máxima é algo que fazemos acontecer independente de recompensas e das condições externas.

SUPERANDO OBSTACULOS

      Existem momentos de experiência máxima em que sentimos que temos o controle sobre nós mesmos e reunimos todas as forças internas e todos os sentidos externos para ser o  dono do próprio do destino, de ser capaz de vencer, de ultrapassar  limites, isto sim nos causa uma sensação profunda de prazer e satisfação.  São momentos as vezes de dor e grande esforço, mas são lembrados por todo o tempo,  e se tornam um ponto de referência de como deveria ser a aventura da vida!

Sobre Magui Guimarães

Magui Guimarães é Master Trainer em PNL & Coaching, Consultora em Gestão de Pessoas, atua em Educação Corporativa e Coaching para executivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>