QUAL O MELHOR ESTILO DE LIDERANÇA?

Tempo de leitura: 2 minutos

     Por várias vezes fiz cursos de liderança e ao retornar para a empresa imaginava aplicar os conhecimentos, em especial adotar um estilo de liderança que seria a chave para o sucesso.   No entanto na prática as pessoas não respondiam de forma satisfatória.

     Em um curto espaço de tempo, o curso é apenas uma lembrança, um diploma a mais guardado em uma gaveta e tudo volta a estaca zero contribuindo para o fortalecimento da crença: Uma coisa é a teoria e outra é a prática.   São muitas ferramentas bonitas de serem lidas no papel mas de pouca eficiência na hora da verdade.


líder

     Com o tempo aprendi que não existe um estilo único de liderança e que o estilo correto irá depender das características pessoais de cada liderado.   A questão delicada é que cada pessoa tem seu jeito próprio de se sentir tocada e o estilo de liderança precisa variar dependendo da necessidade do momento.

    O verdadeiro líder deve ter um sensor capaz de captar como deve agir especificamente com cada pessoa em especial para gerar a vontade de querer ser melhor e também de criar condições internas de superação.     Em última instância quem escolhe resgatar o que tem de melhor é a própria pessoa, o líder apenas cria as condições.

    A principal condição é a de confiança.  A palavra confiança significa “fiar junto”.   Estar verdadeiramente junto de alguém cria um estado de segurança interna.   Em estado de defesa e medo as pessoas atrofiam.  Então como criar confiança?   Primeiro com a escuta ativa, sem interpretações, totalmente imparcial para captar os valores, as necessidades.   Em segundo lugar com uma ajuda efetiva para contribuir na concretização dos objetivos mais importantes.   Assim, o líder consegue seguidores fiéis que se sentem inspirados a apoiar porque são apoiados e nesta parceria todos ganham.     Este é o segredo dos grandes líderes da humanidade como Mahatma Gandhi que defendeu a custa da própria vida o desejo íntimo de liberdade de seu povo.

líder coach     Retomando a reflexão anterior, o estilo de liderança pode variar entre democrático e autocrático, pois algumas pessoas preferem fazer suas próprias escolhas e outras, gostam de serem comandadas.   Mais importante do que o estilo é ser um representante da causa íntima de cada liderado.   Esta talvez seja o maior desafio porque há que ter muita humildade para abraçar a causa dos outros como sua causa, e por ela ser capaz de abrir mão dos próprios interesses. E talvez seja esta a razão que, diante de um humanidade tão vasta, tenhamos tão poucos líderes.

     O estilo de liderança que sempre dá certo é se colocar como um baluarte na defesa dos interesses da maioria.   Por isto que o estilo que dá certo é o do desapego de si em prol da causa de todos!

Ficou interessado pelo assunto? Saiba tudo sobre o Curso LÍDER COACH que acontece dias 19 e 20 de Março de 2016.

Sobre Magui Guimarães

Magui Guimarães é Master Trainer em PNL & Coaching, Consultora em Gestão de Pessoas, atua em Educação Corporativa e Coaching para executivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>