POR QUE SER UM LÍDER COACH?

Tempo de leitura: 10 minutos

     Qual o melhor curso de liderança?  Como escolher um treinamento que realmente seja eficiente?   Como colocar em prática o aprendizado?  Participei de vários cursos de liderança e saia deles extremamente animada para ver o resultado das técnicas mas aos poucos o entusiasmo ia se transformando em conformismo e finalmente em decepção.     Ouvir sobre como liderar pessoas não é suficiente.   Isto acontece porque as questões emocionais tem um peso maior do que a vontade em acertar como líder.

    É desafiador para o líder levar pessoas a focarem na auto-superação  quando existem forças internas interferindo na atenção e desviando do foco.   Muitas vezes, as pessoas não conseguem superar seus limites porque não possuem um modelo de como agir diante dos obstáculos.  A maioria foca no obstáculo e gasta uma energia enorme com a postura de combate quando o mais inteligente é  observar, tirar o aprendizado e seguir em frente.     No entanto o comum é o lamento, a reclamação e a valorização do obstáculo adquirindo o comportamento inadequado de chorar o leite derramado.

     O pior é que em momentos de stress a equipe regride e aumenta o comportamento comum, isto é as pessoas fazem mais da mesma coisa.  Quando as pessoas tem o hábito de chorar, em situações de estresse, choram demais. Quando as pessoas tem o hábito de rir, em situações de estresse, riem demais.  E o caos se estabelece na falta de um modelo racional que tire a pessoa do desastre e foque na solução.  E cria-se um condicionamento contagiante do infortúnio e fracasso.

bg-full-lider

     O líder Coach tem um modelo racional que estrutura melhor as alternativas de comportamento mais adequado em situações desafiadoras, quebrando as reações condicionadas.   O diferencial do Líder Coaching é que ele proporciona uma oportunidade de questionar velhos hábitos e abre a possibilidade para novas maneiras de pensar e agir.       Os empresários se posicionavam de forma inadequada  devido a falta de aprendizado sobre questões críticas de como lidar com as adversidades e  opiniões opostas.   Comenta Randhy Di Stéfano que desde o primeiro curso de Coaching que ofereceu no Brasil, percebeu que existia, no mercado,  uma demanda enorme por profissionais que soubessem como funcionava o processo de Coaching e hoje esta demanda, inicialmente no sul do pais e agora no norte e nordeste, vem como uma avalanche, assolando o mercado empresarial e definindo quem vai ser o líder de amanhã.

    Randhy Di Stéfano estudando o comportamento emocional criou uma técnica eficiente aplicada com facilidade e eficiência no mundo empresarial. O modelo ajuda o líder a estruturar melhor as alternativas para lidar melhor com questões emocionais próprias e do liderado.  A diferença que faz a diferença na atuação exitosa do líder é aprender a liderar as emoções dos outros a partir de uma boa administração das suas próprias emoções.  Desta forma  os resultados dos relacionamentos pessoais e empresariais levam as pessoas a se sentirem mais equilibradas internamente e os resultados são, visivelmente, mais satisfatórios. Uma vez aprendida a capacidade de absorver os imprevistos e  lidar inteligentemente com as adversidades os resultados são surpreendentes.   Os grupos de trabalho passavam a serem mais produtivos e harmônicos.

     Jack Welch, considerado um dos mais respeitados executivos do mundo, afirma que nos dias de hoje, todo líder deve ser um Líder Coach, e aquele que não for, estará fadado a mediocridade. No entanto ao abraçar o modelo inovador de aprender com a adversidade conseguirá resultados extraordinários!

Porque se exige mais da liderança?

      A globalização mudou radicalmente os parâmetros econômicos, sociais e, principalmente  os empresariais. Produzir mais, melhor e com menos recursos tornou-se a palavra de ordem. A capacidade de se adaptar, em tempo recorde, às constantes mudanças do mundo globalizado virou fator de sobrevivência.

      Segundo Paulo Gaudêncio, “ o modelo autocrático em que se baseava a organização das empresas, até pouco tempo atrás, mostrou-se ineficiente para atingir os novos objetivos. As empresas  tornaram-se horizontais e democráticas; mudaram os níveis hierárquicos e alteram os relacionamentos, trazendo uma grande confusão e altos índices de estresse.”    Neste cenário a esperança se concentra na Liderança.

     Do presidente ao Office-boy, todos devem na empresa ser um líder de si mesmo, sabendo o que fazer em cada situação de desafio.   A empresa de hoje precisa de líderes capazes de conseguir de seus comandados o comprometimento com os objetivos empresariais.   Para isto o líder precisa ser mais competente em saber como descobrir os valores pessoais de cada liderado para alinhar com os valores da empresa.

     Não é suficiente ser um técnico mas sim descobrir meios para fazer com que a felicidade e produtividade andem juntas.  Afinal, o ser humano, a mais maravilhosa de todas as invenções e  responsável pelo sucesso de uma empresa, não vem com o manual de instruções.   O Líder da atualidade aprende o manual de funcionamento de cada liderado e consegue extrair o melhor de cada pessoa fazendo com que o trabalho não seja apenas uma forma de sobrevivência, mas uma fonte de realização pessoal.

LÍDER COACH

Qual o objetivo do curso de Líder Coach?

     Aprender ferramentas de Coaching para formar equipes que funcionem em seus níveis máximos de desempenho e produtividade, estabelecendo compromisso com resultados, melhorando a performance e a satisfação de todos os componentes da equipe.

Quais Objetivos Específicos?

  • Desenvolver capacidades de gerar equipes, que saibam lidar de forma proativa com as adversidades, transformando problemas em desafios, dificuldades em oportunidades, aproveitando os obstáculos para aperfeiçoar talentos e desenvolver competências;
  • Aparelhar os gestores com ferramentas de autoconhecimento para aprender a liderar a si mesmo. Criando um ambiente de descobertas e aprendizado contínuo na construção de equipes inteligente;
  • Fornecer modelos que permitam a obtenção de resultados rápidos e eficazes evitando desperdícios em questões paralelas ou emocionais;
  • Aprender a focar no essencial obtendo o máximo com o mínimo de esforço elevando a auto-estima da equipe, aumentando a criatividade e o poder de inovar para encontrar alternativas novas para velhos problemas;
  • Aperfeiçoar a capacidade de absorver as resistências externas treinando formas para recuperar mais rápido e re-estabelecer forças para uma nova investida;
  • Definir as competências para serem desenvolvidas e estabelecer um plano para execução, criando assim, criando assim uma escola de líderes.

Quais os Benefícios em fazer um Curso de Líder Coach?  

       A finalidade deste curso é desenvolver as habilidades necessárias para a mudança no papel profissional e o bom exercício da liderança.   É um trabalho que passa pelo autoconhecimento e pela compreensão de como funciona o ser humano.

     Tem como objetivo dar à empresa e a seus funcionários os instrumentos necessários para mudanças duradouras, maior produtividade, menos estresse e mais felicidade em sua atuação profissional.   É um convite a agir de tal forma que se trate tanto a própria pessoa como a pessoa do liderado, sempre como um fim e nunca unicamente como um meio.  Adquire-se uma atitude de respeito para ser humano e por esta razão mais credibilidade como líder.

ESTRATÉGIA

Quais os Benefícios para as empresas ter um Líder Coach?

  • Realização das metas e conquista de mercado;
  • Maior comprometimento da equipe com o negócio da empresa;
  • Criação de um clima de harmonia entre as pessoas resultando na melhoria da qualidade de vida dos funcionários;
  • Equipes mais focadas na produtividade tornando a empresa mais um centro de excelência e realização do que um celeiro de conflitos;
  • Aumento da criatividade para inovar e atrair mais clientes;
  • Corpo funcional mais realizado, com interesse em servir e se antecipar às necessidades tornando a empresa mais competitiva;
  • Maior satisfação do cliente externo e conseqüentemente maior retorno do investimento.

Quais os benefícios para os participantes em fazer o curso de Líder Coach?

  • Desenvolvimento de competências com menor desgaste;
  • Maior saúde psicossocial;
  • Autoconhecimento e desenvolvimento da consciência de grupo;
  • Maior satisfação no trabalho;
  • Auto realização pessoal e profissional;
  • Fortalecimento da autoestima com o aumento de situações de vitória e conquista.

Quais os temas abordados no curso de Líder Coach?

  • Conceitos de Liderança realmente eficientes e aplicáveis
  • Comportamentos do Líder Coach que fazem a diferença
  • Ferramentas do Coaching para tirar proveito de situações adversas
  • Os Desafios da Liderança e soluções inteligentes
  • Modelo estruturado de Eficiência
  • Perfil Líder do futuro
  • Desenvolvendo um Plano de Ação

Qual a metodologia do curso de Líder Coach?

     Adotamos um modelo predominantemente vivencial e utilizamos formas participativas com técnicas da Andragogia, Aprendizagem Acelerada e Programação Neurolinguística e Coaching.

 O que é realmente a definição de liderança?

     Muitas são as definições de líder, cada uma delas sintetizando a visão de seu autor sobre liderança: situacional, emergencial e outras. Segundo Paulo Gaudêncio, “o líder é aquele que sabe o que quer e quer o que sabe”. Na visão de Peter Drucker “líder é aquele que tem seguidores”.   Peter Senge define “Líder é como alguém que sabe onde quer ir e tem os meios para chegar”. Na visão de Jack Welch liderança é a capacidade de fazer com que as pessoas superem seus limites teóricos e atinjam resultados extraordinários.  Sêneca diz que “não há bons ventos para um navio que não sabe para onde ir”. De fato, nada ou ninguém pode me ajudar se eu não sei para que serve esse auxílio nem aonde quero chegar.

     Em todas as empresas e em todos os níveis: é a visão clara dos objetivos que indica a rota a ser seguida e que, nas encruzilhadas, mostra a direção a seguir.  Para atingir a  meta, não é necessário conhecer todas as etapas do caminho, mas é imprescindível saber aonde se quer chegar, com muita clareza, para que esse conhecimento funcione como uma “bússola” na hora de tomar decisões.

LIDERANÇA

     O líder não é aquele que consegue resultados através das pessoas, mas com as pessoas. Enquanto no primeiro caso, o resultado é o fim em si mesmo, e as pessoas apenas são um o instrumento; no segundo caso, o resultado é a consequência natural do processo de liderança, e as pessoas estão em primeiro lugar.

     A verdadeira liderança arrasta porque ganha a confiança daqueles que lidera. O resultado final disto é o crescimento das pessoas e da organização como um todo. O verdadeiro líder é aquele que percebe esta realidade. Tem plena consciência de que não basta apenas conseguir resultados – ser eficaz. Torna-se necessário pensar sobre o modo pelo qual obtemos tais resultados. Tal raciocínio, apesar de ser simples, frequentemente não é levado em conta justamente porque é necessário algo mais do que experiência para colocá-lo em prática: é necessário aprender a lidar com pessoas e saber o que realmente as motiva.  Afinal o segredo de todo líder é  desenvolver pessoas que desenvolvem projetos.  As pessoas estão em primeiro lugar!

Quer saber sobre o curso de Líder Coach para melhorar seu desempenho com a sua equipe? Saiba mais aqui!

Se esse texto te ajudou, faça comentários e envie aos seus amigos a quem possa interessar.

Magui

Sobre Magui Guimarães

Magui Guimarães é Master Trainer em PNL & Coaching, Consultora em Gestão de Pessoas, atua em Educação Corporativa e Coaching para executivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>