PNL & COACHING

Tempo de leitura: 4 minutos

Ultimamente muitos formados em cursos de Coaching sentem-se inseguros durante uma sessão e concluem que a formação é insuficiente. Sentam-se do lado do seu cliente e não conseguem ser tão eficiente quanto poderiam ser. Fazer uma sessão de Coaching é muito mais do que estabelecer metas. Nem sempre o que o cliente quer alcançar é o que ele precisa, A mais importante de todas as competências para ser um bom Coach é saber fazer uma conexão profunda com o cliente. e a qualidade da conexão é responsável pelo tom da sessão e dela depende os bons resultados.

magui guimaraes

Os treinamentos em Coaching existentes no mercado, dada a superficialidade, apenas informam mas não formam o profissional para atuar com alto grau de eficiência e eficácia, razão pela qual o mercado de Coaching está perdendo a credibilidade.

Hoje a indústria de treinamento usa promessas falsas para conquistar os desavisados e para vender seus cursos, dão garantias de que, em pouco tempo,  na profissão de coach, irão conseguir grandes resultados financeiros.   Na ânsia de ter um lugar ao sol, no auge da emoção, ainda sob o efeito de uma lavagem cerebral, as pessoas tomam decisões precipitadas,  se endividam,  sem  avaliar se os ganhos  superam as perdas.   A decepção virá logo após o término do efeito das palavras energizantes do instrutor que aos  poucos perdem a força porque tudo o que vem de fora não é tão duradouro quanto aquilo que se elabora dentro da mente.

O diploma não é um atestado de competência e sim a declaração de uma participação. A competência é fruto da habilidade adquirida a partir do exercício dos conceitos.  O fato de ter um violino, uma partitura e frequentar as aulas, não torna o músico  um expert na arte de tocar.  É preciso muitos horas de treino para aprender os movimentos perfeitos que irão conseguir tirar do instrumento uma boa música.

O conhecimento essencial para ter resultados consistentes é a Programação Neurolinguística comumente conhecida como PNL, pois possuem técnicas de autoconhecimento para entender a estrutura da subjetividade humana, base de todo o processo de autotransformação. 

Com as ferramentas da PNL é possível refinar a auto percepção diante das situações, isto é “como eu sou” na relação com o outro e diante das situações.  O autoconhecimento verdadeiro é a chave do processo de autodesenvolvimento.  Coaching sem PNL é um processo aleatório e inócuo sem chances de obter resultados duradouros, pois não é possível desenvolver sem primeiro estudar de si, reconhecer as limitações e os potenciais para direcioná-los na realização de objetivos.

A Neurolinguística além de identificar o estado atual e estado desejado, ensina construir a ponte entre “ onde se está” e “onde se quer chegar” através de sinapses neurais, usando os conhecimentos da neurociência.

Apenas estabelecer uma meta de construir um móvel por exemplo,  não garante ao carpinteiro que o móvel seja construído.  O carpinteiro além das ferramentas certas, precisará  saber usá-las com proficiência.  São muitos os coaches no mercado que, tem o certificado na mão mas não conseguem resolver sequer a própria vida.

treinamento magui

A verdadeira transformação acontece ao reprogramar o neurônio utilizando uma linguagem de alta qualidade, assertiva e inteligente para reunir as forças da psique que irão construir uma ponte para o futuro.  Sem uma mudança no sistema nervoso,  a pessoa aumenta a ansiedade, olhando para o futuro, mas psicologicamente fica presa ao padrão mental antigo.    É como se fosse um preso olhando o sol através das grades.

Para que um Coach seja realmente eficiente é preciso ter o conhecimento teórico e prático da PNL.  O que faz a diferença é ter a sensibilidade para fazer a pergunta que faz a diferença.  E esta sensibilidade de saber a pergunta certa, no momento certo, se adquire com o refinamento,  fruto da aplicação da ferramenta em si.  Após conseguir alcançar a harmonia interna e afinar seus instrumentos de percepção,  o Coach estará apto a ajudar o outro e sentir-se plenamente realizado na profissão.

.

Informações sobre o curso de Programação Neurolinguística.

Se você já fez a formação em PNL e quer trabalhar com atendimento ou ser um treinador, saiba aqui como você pode aperfeiçoar seus conhecimentos.

Sobre Magui Guimarães

Magui Guimarães é Master Trainer em PNL & Coaching, Consultora em Gestão de Pessoas, atua em Educação Corporativa e Coaching para executivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>