O que é Líder Quântico ?

Tempo de leitura: 2 minutos

A palavra quântico quer dizer um mínimo de estímulo gerando um máximo de resposta.  Ser um líder quântico é fazer o mínimo de esforço, gerando o máximo de resultado.  No entanto muito dinheiro e tempo  são investidos para motivar pessoas mas os resultados são pífios.  Tão logo termina o treinamento e a pessoa retorna a empresa, tudo volta ao normal.  A rotina irá se encarregar de levar mais um treinamento para a vala do esquecimento, pois nada adianta, se não atingir o âmago da alma humana. De fora para dentro não há transformação e o conhecimento que permanece é o que é elaborado internamente a partir de uma experiência.

Quando as experiências são escassas não há desenvolvimento. Estar de férias é gostoso nos primeiros dias, depois de um certo tempo, vem o tédio e estar parado fica enfadonho.   Existe  uma necessidade humana   fazer valer o potencial de realização. Nas pesquisas sobre estados de experiência máxima, o psicólogo e consultor húngaro Mihaly Csikszentmihalyi mostra que uma das principais fontes de satisfação do ser humano está relacionada com a sua capacidade de superar desafios.

Deste a mais tenra idade estamos querendo aprender a se equilibrar, andar de bicleta, nadar, desenvolver habilidades de escrever, pintar, tocar um instrumento, saltar de paraquedas, jogar um esporte.  Pessoas com alto índice de satisfação usam os seus talentos para se desafiarem.  E o fato de dominar um esporte, por exemplo, na medida que se tem maestria sobre a atividade, isto aumenta cada vez mais, a sensação de controle e de superação dos desafios, gerando alto índice de satisfação.

Equipes desmotivadas são, provavelmente, fruto de um estilo de liderança que não está gerando desafios adequados nem desenvolvimento para que as pessoas resgatem as qualidades e atinjam o senso de maestria. Como fazer para tornar a empresa um local onde as pessoas estão crescendo e se desenvolvendo no que tem de melhor?

O processo de Programação Neurolinguística alinhado ao Coaching tem a função principal de promover o aprendizado e o desenvolvimento das pessoas capacitando-as para vencer obstáculos. Quais benefícios isto gera? A empresa tem a vantagem de ter equipes de alta performance, o que constrói melhores resultados de forma mais eficiente, além de ter pessoas alinhadas com os objetivos empresariais.

Os liderados têm o benefício de se tornarem pessoas mais bem preparadas pra lidar com mudanças e com adversidades, usando mais de seu potencial e desenvolvendo sua própria capacidade de liderança. Na minha experiência  é um processo no qual   a auto-estima da pessoa aumenta à medida que ela é desafiada a aprender e a conquistar metas maiores e, com os resultados, fortalece a confiança em suas próprias capacidades.  Desafios são estímulos vitais para o crescimento contínuo!

Aproveitando nos dias 21 e 22 de Maio ministraremos um excelente Curso

Clique aqui para maiores informações

 

 

 

Sobre Magui Guimarães

Magui Guimarães é Master Trainer em PNL & Coaching, Consultora em Gestão de Pessoas, atua em Educação Corporativa e Coaching para executivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>