O LÍDER APRENDIZ

Tempo de leitura: 4 minutos

      Atualmente os líderes trabalham demais e aprendem de menos.   Os treinamentos para liderança focam em aumentar a performance, mas falham porque esquecem que primeiro deve aumentar o potencial.

aprender
aprender

       “Todos tem um potencial para ser autêntico, espontâneo, coerente, confiável, assertivo e tantas outras que não se manifestam por existe um diálogo interno repressor dizendo: “Cuidado”, “Você pode ser mal interpretado”, “Não mostre o seu verdadeiro ser”,” Se você for espontâneo vai se dar mal”, “desconfie de todos até que provem o contrário” e outros falas que embora imperceptíveis geram comportamentos defensivos tais como: “Tudo vai dar errado nesse dia” ou “Eu não sei se consigo motivar a equipe”, “Se eu não conseguir o que as pessoas vão pensar de mim”, “Eu tenho que corresponder as expectativas” e outras frases de exigência, podem se constituir em uma tortura desgastante.

        Na defensiva o potencial míngua e de nada adianta as ferramentas de gestão  que se aprende nos treinamento de liderança, se não há uma análise mais profunda da linguagem interior que impede a espontaneidade. São os líderes repletos de técnicas mas são artificiais e não conseguem gerar confiança na equipe.

      Além do mais os líderes não sabem ensinar.  Acham que ensinam quando na verdade estão passando a informação pelo método direto do tipo: “Faça aquilo e não faça isso”.  Não ensinam e sim ordenam gerando desmotivação na equipe.

      O maior desafio do líder é que ele vive entre duas arenas, a externa, do mundo objetivo: mercado, empresa, regras, políticas; e a interna, do mundo subjetivo.  O líder atual concentra-se nas informações do mundo externo, mas não sabe nada das vozes interiores.   Para vencer no jogo externo, primeiro precisa vencer o jogo interno. É preciso aprender a dominar o medo de perder, discernir as dúvidas, aumentar a concentração.

aprendendo a aprender
aprendendo a aprender
  •  O propósito do curso de Aprendizagem Acelerada é:
  1. Eliminar o diálogo interno repressor que limita as ações e
  2. Instalar crenças de poder que facilitam a tomada de decisões
  3. Aprender o método indireto de passar informações para evitar o retrabalho
  4. Resgatar do potencial para fortalecimento da autoconfiança.
  5. Aprender técnicas de automotivação para motivar a si e ao outro.

     O legado de cada ser humano é a autoeducação, é ser líder da sua subjetividade, é ter domínio da sua atenção e confiar na própria capacidade para extrair de si o que tem de melhor, e a partir da experiência consigo próprio, ser capaz de também extrair o melhor dos outros e formar equipes de alto desempenho.   Isto requer lideres muito bem preparados na arte de repassar conhecimento  e de aprender com tudo e com todos.

     A boa notícia é que a ciência do aprendizado evoluiu muito nos últimos anos. Há pesquisas feitas em várias áreas, desbancando mitos, aumentando nossa compreensão de como o cérebro funciona. Pesquisas vindas da neurociência, da pedagogia, da psicologia cognitiva e várias outras áreas estão mostrando maneiras de aperfeiçoar a capacidade de aprender de forma acelerada para que o líder aprenda a    rei do seu pensamento, rei das suas emoções e rei das suas ações, o que fará com que o líder seja mais respeitado pela sua equipe.

     E finalmente sentir-se bem e confortável  na posição de líder dos outros porque aprendeu a liderar a si próprio!  A ser um inspirador de si e dos demais.

Como sugestão, indico a você o Curso APRENDIZAGEM ACELERADA , clique aqui e veja informações sobre o curso que acontece dias 21 e 22 de Novembro.

Espero que tenha gostado desse passo a passo e que tenha sido útil.

Você conhece alguém que ficaria muito feliz em também receber essas informações?

Faça um favor para mim e para essa pessoa, compartilhe esse artigo.

Não se esqueça de deixar um comentário abaixo, falando sobre o que mais gostou, sobre algo que queira compartilhar ou fazer alguma pergunta.

Seja mais!

 

 

 

Sobre Magui Guimarães

Magui Guimarães é Master Trainer em PNL & Coaching, Consultora em Gestão de Pessoas, atua em Educação Corporativa e Coaching para executivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>