O jogo da vida.

Tempo de leitura: 4 minutos

A vida não tem ensaio…é o ato acontecendo junto com o aprendizado. E assim tudo que acontece é uma grande surpresa!  Quando não se sabe lidar com as surpresas, acontece o que se chama de “problemas”.   O despreparo para lidar com o ineditismo constante do dia a dia,  torna as pessoas reféns do medo em lidar com o imprevisível.  Não há tempo de pensar antes do fato acontecer e a história de uma pessoa é escrita em tempo real, onde a maioria dos jogadores não sabem das regras, desconhecem o tempo exato de duração,  o papel a desempenhar e quem é o verdadeiro adversário.    A ignorância é a bruxa solta espalhando medo.  Como agir diante da imprevisibilidade dos fatos?

Nesse grande tabuleiro da humanidade, uns perdem, outros se iludem com ganhos parciais para entender, lá na frente, que o jogo era outro.  Jogadores sem preparo vão jogando ou sendo jogados, sem conhecer as regras e o juiz. Conhece-te a ti mesmo é a máxima que traz a solução dos embaraços. Conhecer como a máquina do cérebro funciona já é um grande passo para  entrar no jogo com mais segurança.  Saber acessar os recursos internos, aumenta as chances de vencer a luta contra o dragão.

A Programação Neurolinguística – PNL é a ferramenta mais completa de autoconhecimento o que nos coloca à frente e mais prontos para encontrar com facilidade a saída do labirinto. Viver é muito mais que respirar…é estar consciente de cada movimento.  Sabendo como elaboramos os pensamentos é possível escolher as crenças que serão úteis na jornada.   É possível utilizar a imaginação, fazendo uma ponte para o futuro e decidir as opções de comportamentos que representam as melhores jogadas.   Para ganhar o jogo externo é preciso antes ganhar o jogo interno, apaziguando as inúmeras vozes interiores e unindo as forças da psique em um objetivo nobre.  Uma mente organizada, centrada e autoconsciente tem vantagens superiores sobre as mentes distraídas, soltas e sem direção.   Aqueles que conseguem dominar e harmonizar a mente adquirem maestria para lidar com medos e incertezas.

O jogo da vida começa dentro de cada um, e a PNL prepara o jogador para treinar as forças mentais e utilizá-las a favor da descoberta da missão pessoal. Saber o que se veio fazer aqui na Terra e reprogramar a mente para acessar o potencial criativo, é colocar-se no caminho da vitória.   Existe algo além dos impulsos e dos instintos que nos faz co-criadores do universo e a mente que se mantém atenta para o que realmente tem importância, usa o poder para se reconstruir cada vez melhor. Afinal todos nasceram para vencer!

O convite da PNL é de utilizar as faculdades da mente para ensaiar de maneira lúdica a interagir com o próximo, em um espaço seguro da imaginação.  O jogo da imaginação é uma forma de ensaiar situações para desenvolver a autoestima, o senso crítico, a capacidade de planejar e de antever desafios.  Através da brincadeira é possível ensinar o cérebro a reagir de forma inteligente e ainda fortalecer o caráter.

O jogo tem quatro características que ativam a mente do ser humano: lidar o desafio da imprevisibilidade,  seguir regras, dentro de um espaço de tempo, na perspectiva de ganhar experiência e exercitar autonomia.   Por intermédio do jogo, pode-se expressar as fantasias, desejos, experiências reais de um modo simbólico, onde a imaginação e a criatividade fluem por conta da ludicidade.  O jogo, o faz de conta é uma atividade livre, conscientemente tomada como “não-séria” e exterior à vida habitual, capaz de absorver o jogador de maneira intensa e total.   Para Platão e outros pensadores da Grécia antiga era importante que as crianças, a partir dos sete anos, fossem  educadas com jogos educativos desde que valorizassem o caráter e não fossem competitivos.   O adulto precisa reaprender a brincar que também é uma maneira de raciocinar, descobrir, persistir e perseverar; aprender a perder percebendo que haverá novas oportunidades para ganhar; esforçar-se, ter paciência, não desistindo facilmente. Brincar é viver criativamente no mundo. Melhor ainda quando o jogo é fonte de autodescoberta, prazer e crescimento.

A PNL trabalha  “como se fosse verdade” e desta forma exercitando o imaginário, faz sinapses neurais reais, isto é, o sistema nervoso reage criando novas formas de pensar e tais experiências  servirão de referências de como a vida pode ser mais interessante pois as pessoas ao  interpretar outros personagens, criam novas personalidades e fazem novas leituras dos acontecimentos, abrindo outras possibilidades de pensar, sentir e agir.

A  linguagem do jogo é a do modo condicional: isto seria uma empresa com um problema a ser solucionado, eu seria o funcionário e você o chefe.  Além das situações, cria-se também as características da personalidade, os recursos necessários, as capacidades a serem desenvolvidas e o  aprendizado em cada interação com o meio, proporciona o autoconhecimento de forma divertida.  A PNL ensina sua mente a viver uma grande, única e fascinante aventura, repleta de descobertas em um novo mundo de infinitas possibilidades.  Venha se conhecer brincando! Reinvente-se!

Acesse: http://maguiguimaraes.com.br/

Sobre Magui Guimarães

Magui Guimarães é Master Trainer em PNL & Coaching, Consultora em Gestão de Pessoas, atua em Educação Corporativa e Coaching para executivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>