COMO TRAÇAR METAS E OBJETIVOS COM BASE EM COACHING E PNL

Tempo de leitura: 11 minutos

Esse artigo é a continuação da série onde mostro um pouco do conteúdo abordado no curso de Ciências Comportamentais com base na PNL e Coaching, atualmente ministrado em parceria com o Cetrede (instituição vinculada a UFC) e tenho certeza que assistindo essa série você  conseguirá notar o poder de DESENHAR A VISÃO DE GRANDEZA o que trará o benefício de ter mais facilidade para determinar o que irá fazer hoje.

Muitas vezes a pessoa tem dificuldade de decidir porque seu futuro é uma nuvem, uma vaga ideia.  Como decidir suas ações no dia a dia se não sabe o que quer ser no futuro?

Quem não tem metas e objetivos irá fazer parte do plano dos outros.  Mas desenhando a sua visão de grandeza, você terá a satisfação de se transformar na pessoa que nasceu para ser.

Você deve estar perguntando quantas pessoas já passaram por este treinamento e conseguiram fazer uma ponte para o futuro idealizando a Visão de Grandeza. Nesses 20 anos vi um brilho no olhar de cada um e tenho certeza, através depoimentos, feedcacks e mensagens que pelo menos 90% das pessoas conseguiram alcançar seus objetivos e continuam traçando e alcançando novos objetivos, pois aprenderam o método passo a passo durante o curso.

 Realmente quando eu aprendi pela primeira vez  eu fazia as visualizações de forma mecânica achando que era apenas um exercício de imaginação criativa e ao longo dos anos eu constatei que tudo o que consegui imaginar eu consegui realizar.

O primeiro módulo do curso será reprisado dia 27 e 28 de junho, no final do mês, e você terá a oportunidade de participar.

Nesse artigo vamos conversar sobre uma forma científica de traçar um objetivo.

 A ESTRUTURA DA ESPECIFICAÇÃO DE OBJETIVOS

Esta estrutura de especificação de objetivos foi observada nos grandes líderes da humanidade.  Todos eles foram visionários.  Todas sabiam com clareza onde queriam chegar.   Gandhi tinha uma imagem clara da liberdade da Índia a qual ele descrevia a cena do indiano entregando ao inglês um kilo de sal e recebendo uma libra.   A imagem formada por cada indiano gerou força individual que unida a outras visões semelhantes criaram um mental coletivo tão poderoso que sem apresentar reação física, expulsou o governo inglês que na época detinha a hegemonia do mercado mundial.   Históricamente uma cena que nasce na cabeça de um líder e se espalha na cabeça dos liderados, faz a diferença.

Charles Chaplin via a parede de sua produtora sendo levantada,  Henry Ford criou uma cena de um automóvel levando pessoas de um local para outro, Akio Morita abraçou a ideia de transformar a Sony em uma das maiores empresas do mundo, Rockefeller ao entrar na ilha de Manhattan declarou que seria o homem mais rico dos E.U.A, Santos Dumont desenhava uma máquina que pudesse voar,  Walt Disney imaginou adultos felizes em um parque de diversões, Albert Einstein viajava montado em um feixe de luz para criar a fórmula da relatividade.

O mesmo poder da mente utilizado para criar é o mesmo para destruir.

Existem pessoas que são doutoras em imaginar desgraças nos seus mínimos detalhes e adoecem a si mesma e buscam contaminar todo o entorno.

E você como vai escolher usar o poder da sua mente?   Para que o poder da mente seja usado a seu favor, a visão de grandeza precisa obedecer a quatro critérios

  1. Descrever de forma assertiva
  2. Iniciada e controlada por você
  3. Tamanho apropriado
  4. Descrito em evidências sensoriais

assertividade

A primeira condição é descrever de forma assertiva.

Você já percebeu o quanto você tem clareza daquilo que não quer.  Você  diz com todas as letras e detalhes que:

Não quero ser pobre, não quero ser feio, não quero ser abandonado, não quero ser rejeitado, não quero morrer.

Os GRANDES NOMES da humanidade são experts na linguagem assertiva, tipo: Eu quero ser rico, bonito, aceito, acolhido, e viver o máximo da melhor forma.

Quando você diz o que não quer o cérebro tem dois trabalhos, primeiro ele forma o que você não quer para depois deletar.  Por exemplo: se eu der o comando linguístico “Não pense em camelo amarelo”.  O certo é primeiro o cérebro CRIAR UMA CENA formando o “camelo amarelo” para depois deletar.

Afinal, você bem sabe que é impossível apagar algo sem ter escrito antes, então prá que fazer o cérebro funcionar duas vezes se você pode economizar energia cerebral sendo certeiro?

Você já se deu conta do tanto de energia que é gasta em vão?  Do tanto que esta energia desperdiçada pode estar direcionada para produzir, ser mais criativo e celebrar a vida.

Agora que você já sabe, tenho certeza que irá focar sua mente no que quer e melhor ainda, irá VERBALIZAR ESTA VONTADE, pois a linguagem é que dispara, é o gatilho para o cérebro a fim de que ele construa as imagens.

inteligência-emocional

A condição NÚMERO 2 é que esta visão seja INICIADA e CONTROLADA pela própria pessoa.

Você já observou o quanto as pessoas criam seus objetivos baseados em expectativas em relação aos outros,  do tipo: Eu quero que meu marido entenda as minhas fantasias, eu quero que meu chefe me respeite, eu quero que minha sogra seja uma pessoa melhor.  A intenção é meritória, porém inglória, porque cada pessoa melhora a partir de uma vontade interna e não para agradar você ou tornar a sua vida melhor.

Talvez a única pessoa que você possa realmente melhorar seja VOCÊ MESMO.   Então deixe os outros em paz e concentre-se em qual comportamento você pode ter para gerar a melhoria que você quer ver no outro.

Esta não é a forma mais confortável, mas é a única possível.  

 Seja a mudança que você quer ver no mundo, dizia Gandhi e embora seja trabalhoso e exaustivo…no final, você irá conseguir porque você nasceu para se tornar melhor do que já é.

Sinceramente você não acha que está na hora desse gigante interno aparecer.     Eu sei que você tem adiado esta tarefa pois irá precisar de uma força hercúlea mas no final eu lhe garanto: Vale a pena.

O seu herói interior está querendo aparecer para fazer a tarefa mais desafiadora que é se tornar uma pessoa melhor do que você nasceu.

Esta é a sua tarefa mais importante: Mudar o mundo a partir de você.

desafio-empreendedor

O terceiro ponto é Sonhar do tamanho apropriado dentro das condições que a vida lhe apresenta. Se você tem um metro e meio de altura, sonha em ser campeão, o inteligente é escolher a posição de levantador de bola ao invés de atacante de rede ou cortador.   Se você tem um porte mais avantajado esqueça ser um corredor de cavalo.   Existem condições físicas que precisam ser respeitadas.

Pensar que você pode voar, não é pensamento positivo e sim, pensamento mágico.  Esqueça os truques, eles são inconsistentes. Queira para você uma real mudança de atitude.  Lembre-se que pensar grande é pensar de forma inteligente usando todos os recursos que você dispõe dentro das condições físicas que o meio ambiente apresenta.

 Observe a si mesma agindo de uma forma adequada e sinta o que é para sentir e ouça o que for para ouvir.

 marketing_sensorial

O quarto ponto é Descrever o objetivo de forma sensorial

 

Quando você conseguir alcançar o que você quer

O que você vai ver…….

O que você vai ouvir….

O que você vai sentir….

Para conseguir qualquer mudança é preciso que o cérebro receba a mensagem dentro da linguagem que ele entenda.  Não adianta falar inglês com uma pessoa que só sabe falar japonês.  O cérebro só entende a linguagem de imagens, sons e sensações.   Para isto você recebeu os cinco sentidos, para ser um tradutor de informações para seu bio computador que só entende o que é imagem, som e sensação.

Para que o músculo obedeça um movimento de braço, primeiro o cérebro em fração de miléssimos de segundo cria a imagem do movimento, depois manda um comando linguístico inconsciente ordenando o movimento e por último sente a sensação que o movimento foi realizado.

A cena é o gatilho, o som é a ordem e a sensação é a confirmação que o movimento aconteceu.

Quando o cérebro ouve seja uma boa pessoa, ele não processa de forma eficiente, assim como se você pedir ao goglee que procure uma boa pessoa, ele não lhe dará uma informação precisa, tanto quando se você nominalizar o arquivo que quer encontrar.

Para que seu cérebro lhe ajude a conseguir o que quer conseguir é preciso entregar para o cérebro a informação do jeito que ele entenda.  Entre você e seu cérebro existe um tradutor que é a mente treinada para  entregar a informação na linguagem que o cérebro possa processar, isto é : Imagem, Som e Sensação.

Então se você tem o objetivo de deixar um vício de fumar, é preciso  criar uma cena de passar perto de uma carteira de cigarro e deixar que o cigarro continue dentro da carteira, irá dizer “Eu consegui deixar o cigarro dentro da carteira” e sentirá uma sensação de domínio sobre si.

Seja o diretor, roteirista, ator, produtor e espectador do seu próprio filme. Agora que você sabe construir a cena do seu sonho de grandeza, melhore a qualidade da cena, como se você tivesse a máquina de filmar mais poderosa do mundo, com uma lente que consiga captar todos os detalhes e filme sua cena em movimento.

Tudo que acontece fora, antes acontece na sua cabeça, por sinal é a condição primeira de toda a invenção.  Tudo que existe no mundo foi pensado na cabeça de alguém um dia, e seu sonho precisa também ser criado primeiro dentro da sua cabeça para depois ser manifestado nos campos fórmicos, isto é no mundo das formas.    Tudo nasce na nossa subjetividade para depois aparecer no mundo da objetividade.

É lógico que você vai ganhar muito com esta informação.  E depois de um tempo você vai poder  aprender confortavelmente a imaginar da forma completa, usando imagens, sons e sensações.

Esta forma de pensar vai fazer com que você deixe de correr atrás  do seu objetivo, e o seu objetivo corra atrás de você.   Isto é também uma lei da física quântica que diz:

Aquilo que você pensa, você vibra e o que você vibre, você atrai.    Você deve através da imaginação criar um imã, uma força de atração.

CONCLUSÃO

Você pode se lembrar do tempo que não tinha este conhecimento e se você tivesse sabido antes, o que você já poderia ter construído?

Eu fico imaginando o quando você deve estar lamentando o tempo perdido mas relaxe e fique tranquilo porque daqui para frente você vai poder dirigir sua vida nos caminhos que escolher.  Mas, não fique olhando para o passado.

Tenho certeza que na conclusão do processo você se sentirá seguro para abraçar mais desafios e fazer maiores conquistas.

Então eu fico curiosa no que irá acontecer,  daqui prá frente, de magnânimo na sua vida se você aceitar somente viver o máximo da sua grandeza?

Se você quer mais informações sobre o curso clique no link abaixo ou ligue para 4106.30.30, 8782.5600 ou 9982.5610.

[Curso de Formação em Coaching e PNL]

Por favor, se você gostou desse artigo, lembre-se de curtir e compartilhar. Deixe também um comentário sobre o que você achou!

É possível que você já esteja se perguntando qual vai ser o nosso próximo  passo desse seriado…e eu antecipo que será de grande valia para que você consiga ir além

SEJAM MAIS !

Sobre Magui Guimarães

Magui Guimarães é Master Trainer em PNL & Coaching, Consultora em Gestão de Pessoas, atua em Educação Corporativa e Coaching para executivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>