COMO FAZER UMA MISSÃO DE VIDA

Tempo de leitura: 6 minutos

As vezes parece impossível não é?

Por muito tempo refleti sobre o que as pessoas fazem da vida que receberam.   Quanto de vida se deixa escoar pelos dedos da mão por falta de um Plano que valha a pena… o quanto de energia e atenção é desviado para objetivos que levam a lugar nenhum.

Esse artigo é o primeiro de uma série onde vou mostrar parte do conteúdo abordado no Curso de Ciências Comportamentais com base na PNL e Coaching,

Atualmente ministro este curso em parceria com o Cetrede (instituição vinculada a UFC).

Dado a seriedade e a cientificidade, este curso  é o único curso de Coaching e PNL com certificado universitário e tenho certeza, absoluta, que essa série será um divisor de águas na sua vida!

O primeiro módulo será reprisado no dia 27 e 28 de junho,  portanto você ainda tem a oportunidade de participar.

Nesse primeiro artigo vou falar sobre Missão de Vida, pois é onde tudo começa.

 As pessoas  sentem-se desconfortáveis não é por falta de potencial e sim porque  ou:

  1. Não conseguem fazer o acesso aos recursos internos, ou
  2. Quando conseguem, aplicam seus potenciais no objetivo errado.

Gastam um tempo precioso construindo castelos de areia e depois culpam o mundo e as pessoas.   Entram em uma zona de baixa valia e autoestima e adoecem física, mental e emocionalmente.

plano de vida

COMO FAZER UM PLANO DE VIDA

Lembro-me quando iniciei os meus estudos em 1992, o quanto foi importante entender que existem dentro de nós dois chamados: o da mente e do coração e o quanto a falta de conhecimento nos impede de discernir qual é aquele que vamos dar mais importância: a mente ou ao coração.

A mente é nosso lado racional e precisamos dele para pagar as contras, e o coração é o nosso lado afetivo, e traz o significado da vida e por isto é preciso ter todo um cuidado pois “onde está o nosso coração, está o nosso tesouro”, Mt 6:21.

 Por falta de tranquilidade mental perdemos o poder de escuta e ficamos cegos dos olhos,  perdidos dentro de nós mesmos embora haja luz.

É preciso escutar qual é o nosso diferencial, o “ porquê a gente está aqui” caso contrário, vamos pensar que não somos especiais.  O curso ensina como diminuir o diálogo interno para aumentar a escuta através da capacidade de intuir para nos autopercebermos.

Mesmo que o peixe seja genial na arte de nadar, ele pode achar que é um estúpido se quiser voar.

Existe um Plano a ser elaborado com base no seu diferencial.

Este Plano pode ser um fracasso se for somente baseado nas referências sócios econômicas do que é sucesso na sociedade de hoje.   É preciso criar RICOS VERDADEIROS.

Tem pessoas que são tão pobres que só tem dinheiro.

 

O dinheiro é um adicional que nos dá a possibilidade de potencializar o que somos, mas quando tem o intuito somente de acúmulo, sem uma razão maior em benefício dos demais, passa a ser um peso.

Um plano de Vida pode ser elaborado com base:

  1. Na missão de vida, focando nos potenciais latentes, ou com base nas
  1. Nas referências sócio econômicas

Perde-se uma vida quando os potenciais são aplicados em objetivos fúteis!

A gente se desvia por não saber o que se veio fazer nessa nave espacial chamada Terra.    É a ignorância que nos faz perder tempo e vida.

A escolha de um objetivo de qualidade irá fazer toda uma diferença.  Porque quando se escolhe uma meta irrelevante, com base em valores supérfluos, o melhor é ir devagar, e até nunca chegar….e se chegar vai ter que aprender a lidar com a decepção

Nós vamos ver no próximo vídeo que “O tamanho hoje do nosso problema é a distância entre Estado Atual e Estado Desejado”.  Porém para que o estado desejado traga uma real felicidade deve estar alinhado a missão de vida.

Rita Lee,  em uma de suas músicas,  diz: Sonho de Consumo é tão chinfrim.    Então vamos sonhar com algo que nos fortaleça para conseguir  enfrentar os dragões no meio do caminho.  Ser herói da própria vida é encontrar algo que lhe impulsione de tal forma que esteja disposto a fazer sacrifícios.

O Estado Desejado que é o nosso sonho de grandeza precisa estar atrelado a nossa missão de vida.  E como encontrar a missão?

“Nada poderá ajudá-lo tanto a conquistar o êxito do que estar conectado com a missão

Primeiro faça uma lista de todos os seus potenciais. Algumas perguntas podem facilitar a aproximação do propósito de vida:

  1. Como você quer  ser lembrado?
  1. Qual o legado que quer deixar?
  1. Que valores você criou que serão perpetuados?
  1. Que pessoa inspiradora você se tornará?

      Estabelecer a missão de vida é uma maneira de utilizar os talentos ou características pessoais para trazer benefícios ao coletivo.

A estrutura da missão tem três elementos:

  1. O que quer SER
  2. ATRAVÉS de que comportamentos ( descrever como os talentos serão manifestados)
  3. PARA beneficiar a quem?

Exemplos de Missão

Ser uma Educadora Empresarial, através de uma didática reflexiva com perguntas, humor e leveza para sensibilizar executivos a fazer do trabalho uma fonte de realização pessoal.

Ser um Coach, através da arte de fazer perguntas, para inspirar pessoas serem melhores

Ser uma mãe, através do amor incondicional para criar pessoas íntegras e felizes

Se os desejos humanos  estão desconectados da missão de vida  geram entropia psíquica ( desequilíbrio e confusão mental) ao invés de energia(força e concentração) psíquica.

Desta forma a missão voltada para satisfazer desejos pessoais,  perde força e sentido. A descoberta da verdadeira missão gera satisfação que é a base da felicidade autêntica.

Nesta primeira parte do curso, tenho certeza que percebeu a profundidade do conteúdo que estava faltando para além de seu estado desejado perceber que a escolha foi acertada com base na MISSÃO DE VIDA.   E assim  alcançar níveis de alta performance.

A decisão de a partir da sua missão construir um PLANO DE VIDA é a melhor coisa que você pode fazer por você mesmo.  Sua família, seus colegas de trabalho lhe agradecem.

Assim como aconteceu comigo eu sei que este conhecimento irá trazer novas aprendizagens… de grande significado.

Clique no link para saber mais detalhes sobre o Curso e Faça sua inscrição antes que não haja mais vagas para esse ano.

[Curso de Formação em Coaching e PNL]

Indique para seus amigos, curta e compartilhe com o maior número de pessoas. Deixe também um comentário sobre o que você achou!

Além de TER mais, SEJA MAIS!

Sobre Magui Guimarães

Magui Guimarães é Master Trainer em PNL & Coaching, Consultora em Gestão de Pessoas, atua em Educação Corporativa e Coaching para executivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>