COMO ADAPTAR-SE AOS NOVOS TEMPOS

Tempo de leitura: 3 minutos

O que deu certo no passado pode ser um desastre no presente. Tem gente que segue uma mesma trilha, obstinadamente, sem analisar como o ambiente está mudando, e fica preso a somente uma maneira de agir, recusando-se a reavaliar decisões previamente e buscar uma solução que sirva para todos os casos.

O mundo muda e a pessoa apodrece no passado morto levando consigo frustrações e mágoas para o fundo do poço sem chances de renovação.

gerenciamento-do-tempo

O tempo traz sempre novos ares aos quais vamos precisar de  ajuste, adaptação, evolução, assimilação e conversão. Os animais que não sobreviveram foram aqueles que não se adaptaram às novas condições climáticas.

Sentindo e adaptando-se à mudança, a pessoa adquire mais poder, ganha experiência e flexibilidade. É preciso refletir e reavaliar usando a seguinte pergunta:

Como posso adaptar meu plano a fim de funcionar melhor? Como monitorar as mudanças para acompanhá-las? Como tirar maior vantagem das oportunidades disponíveis?

A única coisa que nunca muda, é o fato de que tudo sempre está mudando. O que funcionou ontem pode não funcionar hoje, e as pessoas experientes constantemente reinventam suas estratégias para se acomodar a novas realidades, assim que elas surgem.

mudança de planos

O que não se adapta, morre. Ganhe sabedoria e vantagem, avaliando sua situação e mudando sua abordagem.  Melhor do que subornar pessoas de mente fraca ou  seduzir os outros com falsas promessas, é permitir que sua perspicácia e adaptabilidade arraste-os para perto de você.

Relacionamentos crescem e mudam com o decorrer do tempo. A forma de se relacionar com o ser amado de ontem pode não se aplicar hoje. Cada idade tem hábitos diferentes e é preciso reinventar formas de convivência.

Dicas para adaptar-se aos novos tempos….

 dicas magui

  1. Busque pessoas com opiniões contrárias. Antes de tomar uma decisão discuta com pessoas que tenham pontos de vistas drasticamente diferentes. Una-se aos outros, ouvindo a todos.
  2. Crie espaços em sua vida para viver situações diversas do tipo: segurança e insegurança, certeza e dúvida, tranquilidade e turbulência, aconchego e abandono, solidão e companhia, vida e morte, luz e escuridão e vivencie tudo tirando a experiência de cada vivência.
  3. Conheça outras culturas, viaje para países com hábitos diferentes.
  4. Faça de conta com você é uma criança e depois um velho e sinta como as perspectivas podem lhe trazer mais sabedoria.
  5. Busque um mentor que saiba lidar bem com situações adversas e se imagine tomando as decisões que ele tomaria para se sair bem.
  6. Troque o lugar de dormir, arrume a casa de forma diferente, vá para o trabalho por novos caminhos, vista roupas incomuns, treine um novo andar, faça novas amizades sempre pensando no benefício da mudança. Reinvente-se!
  7. Aprenda a abrir mão para receber mais. Solte-se para que venha o novo. Saia da mesmice e oxigene sua vida. O novo traz para o cérebro uma coceira gostosa que lhe faz sorrir.

Agora que você já sabe, tenho certeza que irá focar sua mente no que quer e melhor ainda, adaptar-se aos novos tempos e reinventar-se cada vez mais!

Magui Guimarães

Sobre Magui Guimarães

Magui Guimarães é Master Trainer em PNL & Coaching, Consultora em Gestão de Pessoas, atua em Educação Corporativa e Coaching para executivos.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>