COMO ACELERAR O APRENDIZADO

Tempo de leitura: 3 minutos

Existe algo mais importante do que aprender?  Qual a graça de ver o universo sem poder entender?  Se a vida é a constante reinvenção de si mesma, qual o sentido da vida humana sem acréscimo de conhecimento? Inteligência prá que te quero? Viver sem aprender é inútil. Estar vivo é estar aprendendo.

aprendendo a aprender
aprendendo a aprender

Na aventura da vida, desde a primeira respiração até o último suspiro, todos aprendem neste grande e mais importante Seminário da Terra que é o cotidiano de cada um.

Até os três anos de idade aprende-se com rapidez e facilidade tarefas de grande complexidade e no entanto na vida adulta é comum complicar-se com  tarefas simples.   O que acontece com a capacidade de aprender?  Porque hoje se faz necessário tanto esforço para assimilar as informações?  

Enquanto criança estabelecemos em contato direto com os potenciais e este é o grande segredo do aprendizado profundo e intenso.   Na medida em que vamos crescendo há uma desconexão com a essência e uma aproximação com o ambiente externo das coisas objetivas com regras, exigências, expectativas, opiniões formadas sobre tudo impostas e inquestionáveis.  E como as respostas são vagas e imprecisas, vai morrendo a curiosidade de perguntar o “porque”.   A gente desiste de perguntar e aceita se enquadrar.

Os prêmios e castigos são ferramentas de enquadramento. Os que atendem ao modelo preestabelecido ganham prêmios caso contrário, são castigados, com o  mais cruel dos castigos: a rejeição. A necessidade de ser aceito foca a atenção no que os outros dizem e estas vozes na maioria, minam o potencial original do aprendizado.

Críticas, julgamentos, pressões, exigências e conselhos são artifícios para minar a inteligência e enfraquecer a vontade de aprender que está guardada e  só irá aparecer novamente quando for criado um ambiente de total espontaneidade, confiança, relaxamento e diversão.    O trabalho é de recriar o ambiente propício para voltar a aprender naturalmente. Caso contrário continuaremos rastejando mesmo tendo asas para voar.

As escolas precisam também melhorar o método de ensino utilizando estímulos visuais, auditivos e cinestésicos pois o cérebro registra imagens, sons e sensações.

O método de aprendizagem acelerada estudado por Robert Dilts (Neurolinguística) e também por Tim Gallwey (Coaching) é eficiente pois utiliza padrões mentais com resultados comprovados.

mapa-mental

  • O curso de Aprendizagem Acelerada bem os seguintes benefícios:
  1. Criar um modelo mental de aprendizagem
  2. Ensinar a mente para aprender
  3. Resgatar a estratégia de aprendizagem utilizada na fase de criança
  4. Instalar crenças fortalecedoras para apoiar o processo
  5. Aprender como fazer anotações tirando a essência da mensagem – Mindmapp
  6. Como reter informações na mente para melhorar a memória
  7. Aprender a estratégia usada por Walt Disney para excelência

É essencial participar deste Seminário pois o desejo de aprender é tão fundamental para o nosso ser como o desejo de sobreviver e apreciar.   Embora todos tenham a capacidade de aprender ela foi atrofiada quando a partir de uma certa idade, passou a ser cobrada e exigida como uma obrigação para tirar notas altas.  Algo natural passou a ser uma ameaça e é preciso recuperar o prazer e a satisfação de aprender mais e melhor.

Agora é a hora de APRENDER a APRENDER criando internamente as condições mentais para assimilar e sintetizar dados.  Você nasceu com esta capacidade e pode aperfeiçoar.

Aprenda mais e SEJA MELHOR!

O curso acontece dia 21 e 22 de Novembro, na Livraria Leitura do Shopping Rio Mar.

Inscrições abertas em breve…

Sobre Magui Guimarães

Magui Guimarães é Master Trainer em PNL & Coaching, Consultora em Gestão de Pessoas, atua em Educação Corporativa e Coaching para executivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>