A Fórmula do Aprendizado Acelerado

Tempo de leitura: 4 minutos

Como vai sua capacidade de aprendizagem?

Você está aprendendo oque precisa aprender para se dar bem na área de atuação? Você dirige a sua ignorância ou ela dirige você? Em um mundo onde as informações se duplicam no planeta de seis em seis meses, aprender será uma capacidade cada vez mais necessária e urgente.

Nos estudos sobre o processo ensino aprendizagem de Robert Dilts da PNL e Tim Gallwey do Coaching mostram que realmente o aprendizado pode ser algo divertido. Mihaly Csikszentimihalyi um psiquiatra húngaro afirma que a mente para aprender algo, entra em um um estado de “flow”, fluxo que leva a pessoa a sentir-se mais inteiro e pleno.

Além de ser uma necessidade, desenvolver a capacidade de aprender é uma forma de gerar mais satisfação pois deixa o aprendiz em um estado de êxtase superior a qualquer prazer fulgaz. Quando o ser humano vence os limites e consegue dominar um conceito, resolver um problema de matemática, descobrir um enigma, dominar um instrumento, escrever uma poesia, praticar um esporte ou qualquer atividade que requer superação, consegue realmente sentir felicidade.

Refiro-me a felicidade autêntica, diferente daquela que precisa de elementos externos, de ter a posse de objetos, ou prestígio, ou advindo da manipulação de outras pessoas. Felicidade de verdade é uma sensação de expansão do self independente de circunstâncias externas.

Quando a pessoa vence a si mesmo e consegue ter um domínio dos seus processos internos, acontece um estado de optimal experience, isto é algo que não pode ser comprado, nem dado mas conquistado através de um esforço.

Segundo estudos da Neurolinguística, a pessoa traça um objetivo, entra em contato com crenças fortalecedoras, estabelece uma conexão com seu potencial e com isto consegue resultados surpreendentes.

A primeira lição é conscientizar-se do julgamento e crenças limitantes.

Esta tarefa não é fácil pois a gente tem um padrão mental viciado em julgamento…olhamos para uma pessoa e imediatamente já formamos um preconceito. Isto a mente faz de forma instintiva. Nos primeiros seis segundos que olhamos para alguém já estamos comparando a pessoa com base nos nossos critérios de beleza, postura, humor, educação etc.

Quando o julgamento é autodepreciativo do tipo: “Eu sou péssimo nisso”, “

Eu sou um zero a esquerda”, “Se eu não acertar, serei rejeitado pelos outros”,

“Os outros estão me criticando” eles passam a ser interferências que impedem o aprendizado. Segundo Tim Gallwey existe uma fórmula para a alta performance que é P (Performance) = p (potencial) – i (interferência).

Entenda-se como performance ser bom naquilo que faz. Entenda-se o potencial como a capacidade natural, inata de aprender, e a Interferência como o diálogo interno condicionado geralmente, um julgamento depreciativo, a voz interior que interfere impedindo que o potencial aflore.

As Interferências também podem ser as crenças impedidoras que muitas vezes ficam martelando a mente inconsciente sem que a pessoa se dê conta.

Podem ser frases do tipo: “Eu não consigo”, “Eu não mereço”, “É muito difícil para mim”, “Eu não sou capaz”.

O êxito está em ensinar a mente a tirar o foco da obrigação em acertar, e sim desligar o botão do “tem que” acertar. A palavra “tem que” aumenta a produção de adrenalina o que diminui a capacidade criativa.

aprender mais

O curso de Aprendizagem Acelerada tem os seguintes benefícios

1. Criar um ambiente interno de aprendizagem

2. Ensinar a mente a estratégia de absorver o máximo de informações em um

mínimo espaço de tempo

3. Diminuir as críticas para fluir o potencial realizador

4. Fortalecer a autoestima e a capacidade de autosuperação

5. Aprender anotar para extrair a síntese das informações – Mindmapp

6. Usar os recursos do cérebro para memorizar.

7. Ser mais criativo para atingir a excelência

Os gênios conseguem colocar a mente em um estado relaxado como se estivesse brincando, sentindo prazer e sem pressão ou obrigação. Quanto maior a sensação de liberdade, de leveza maior a quantidade e qualidade de informações absorvidas, e quanto maior retenção de informações, maior é o processamento interno e capacidade de ter ideias brilhantes.

De agora por diante a lição é observar as interferências, aquilo que atrapalha e está impedindo o aprendizado. Aprenda a conhecer os seus potenciais e seja o seu mestre interior!

Saiba mais sobre Aprendizagem Acelerada aqui!

Sobre Magui Guimarães

Magui Guimarães é Master Trainer em PNL & Coaching, Consultora em Gestão de Pessoas, atua em Educação Corporativa e Coaching para executivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>