07 DICAS PARA CORRIGIR ERROS E NÃO DEIXAR QUE ATRAPALHE SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL

Tempo de leitura: 2 minutos

Como seria bom se tivéssemos uma borracha para apagar os nossos erros. Agimos sem pensar nas consequências e, depois nos sentimos envergonhados, e o tempo não retrocede, fazendo com que o presente fique com o gosto amargo dos erros e arrependimentos.

apagar-erros

O pior é quando se varre a poeira para debaixo do tapete e continua a olhar adiante sem se dar conta que a sujeira não desapareceu, apenas se escondeu.  Rejeitar o erro e justificar ações erradas é a fórmula de um futuro rico em problemas mal resolvidos.

A montanha de erros não se criou “em uma noite” e nem pode ser resolvida em um dia. No entanto, você pode começar por uma investigação cuidadosa e consciente do que deve ser mudado.

pensando

No trabalho e nos relacionamentos,  simplesmente seguir adiante, em nome do progresso, não compensará os erros cometidos anteriormente. Pare, volte, domine a situação e identifique exatamente onde as coisas saíram erradas. Vale a pena reconhecer os erros, indenizar, admitir imperfeições comprometer-se com melhorias e tomar atitudes corretivas.

Dicas:

 

  1. Determine a causa real do problema, pois esta é a chave para resolvê-los. Quando algo sai errado, o melhor é lembrar-se da Lei de “Causa e Efeito”. Se você continuar fazendo as mesmas coisas da mesma forma, continuará tendo os mesmos resultados. Dê marcha a ré. Investigue.
  1. Em seus relacionamentos você pode estar se sentindo desconfortável por qualquer motivo, faça mais do que descobrir a razão do desconforto, elabore um plano de ação para ultrapassá-lo. Análise a situação, mude sua abordagem e, então , aja de acordo.
  1. Responsabilize-se pelos seus erros. Evite a culpa que lhe paralisa e enfatize o aprendizado que lhe move. Os erros fazem parte do aprendizado. Aprenda com os erros do passado e não os repita no presente. Então siga em frente para errar um  erro diferente.
  1. Questione-se para reciclar os pensamentos usando perguntas do tipo: Como posso ser mais adaptativo? Como posso substituir ações inadequadas por atitudes inteligentes? Qual a “mudança de coração” que preciso fazer para ter novas atitudes? Quantos passos são necessários para que se repare o erro que foi cometido? Como prevenir para que o erro não se repita?
  1. Concentre-se na ação de reparação e não lamente o leite derramado. Persista no que sabe que dá certo e siga em frente.
  1. Observe as consequências de suas ações nos outros, no ambiente e dentro de você mesmo e se os efeitos forem ruins, faça redirecionamentos para amenizar os efeitos negativos.
  1. Busque ajuda. Envolva outras pessoas que lhe ajudem a fazer melhorias. Depois da queda é mais fácil e rápido se levantar com a ajuda de uma mão amiga.

 

Você não precisa ficar paralisado e frustrado porque cometeu erros, mas você precisa dar o primeiro passo para corrigi-los, e a hora de fazer isso é agora…

Pratique e Boa Sorte!

 

Sobre Magui Guimarães

Magui Guimarães é Master Trainer em PNL & Coaching, Consultora em Gestão de Pessoas, atua em Educação Corporativa e Coaching para executivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>